Impressão 3D

O que é impressão 3D?

Impressão 3D ou manufactura aditiva é um processo de fabricação de objectos sólidos tridimensionais a partir de um arquivo digital.

A criação de um objecto impresso em 3D é obtida utilizando processos aditivos. Em um processo aditivo, um objecto é criado colocando camadas sucessivas de material até que o objecto seja criado. Cada uma dessas camadas pode ser vista como uma secção transversal horizontal finamente fatiada do objecto final.

A impressão 3D permite produzir formas complexas (funcionais) usando menos material do que os métodos tradicionais de fabricação.

Como funciona a impressão 3D?

impr 3dTudo começa com a criação de um modelo 3D no computador. Este design digital é, por exemplo, um arquivo CAD (Computer Aided Design). Um modelo 3D é criado a partir do zero com software de modelagem 3D ou baseado em dados gerados com um scanner 3D. Com um scanner 3D, é possível criar uma cópia digital de um objecto.

 

 

Veja Como funciona a impressão 3D no video abaixo

 

Exemplos e Aplicações da Impressão 3D

Educação

A impressão 3D permite que os alunos materializem suas ideias de maneira rápida e acessível.

Prototipagem Rápida

Os fabricantes utilizam há muito as impressoras 3D em seu processo de design para criar protótipos. O uso de impressoras 3D para esses fins é chamado de prototipagem rápida.

 

Construção

A empresa Apis Cor afirma que pode imprimir uma casa em 24 horas.

Arquitetura

Os arquitectos foram um dos primeiros a adoptar a tecnologia de impressão 3D. Quando os arquitectos precisam apresentar seu trabalho, a impressão 3D é uma maneira rápida e eficiente de fazer isso. Impressoras 3D ajudam a reduzir a mão-de-obra e o tempo quando se trata de visualizar projetos para os clientes.

Medicina

As perspectivas de uso  da impressão 3D  na medicina estão a evoluir a um ritmo extremamente rápido, à medida que os especialistas começam a utilizar a impressão 3D de maneiras mais avançadas. Pacientes em todo o mundo estão a experimentar uma melhor qualidade de vida através de implantes impressos em 3D e próteses nunca antes vistas. Canetas 3D estão a ajudar  na cirurgia ortopédica.

Futuro da impressão 3D

É previsto por alguns defensores da manufatura aditiva que esse desenvolvimento tecnológico mudará a natureza do comércio, porque os usuários finais poderão produzir muitos produtos em casa, em vez de comprar produtos de outras pessoas e empresas.

Já existem impressoras 3D capazes de produzir cores e múltiplos materiais, a tendência é que  continuem  a melhorar até ao ponto em que produtos funcionais (electrónicos) poderão ser produzidos. Os especialistas e entusiastas desta tecnologia defendem que  a impressão 3D mudará o mundo da produção como a conhecemos hoje.

 

 Fonte: Adaptado do artigo publicado originalmente no site: 3dprinting.com

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Name

E-Mail

Website

Comentário

Episódio 03- Inteligência Artificial